Data: 10 de setembro de 2019
De acordo com o Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (Bundesministerium für Umwelt, Naturschutz und nukleare Sicherheit, BMU), a partir de 1º de janeiro de 2020, a nova norma EN 16516 será o método de referência para o mercado alemão, tanto para método analítico quanto para amostragem, para a determinação da emissão de formaldeído de produtos de madeira bruta e revestida.
O limite permanece numericamente o mesmo que já está em vigor para a classe de emissão E1 (0,1 ppm), mas o procedimento analítico do novo método de medição do formaldeído, agora introduzido na Alemanha, muda completamente a situação. O fator de carga mais alto e a troca de ar reduzida em comparação com a norma EN 717-1 atual, determinam que os painéis devem ter uma emissão muito menor. Para alguns tipos de painéis, o nível de emissão é ainda inferior aos limites prescritos pelos padrões American CARB P2 e TSCA Título VI.
A nova lei alemã permite continuar a usar o método descrito pela norma EN 717-1 (Câmara Europeia) multiplicando por dois o valor da concentração de formaldeído medido no estado estacionário. Portanto, considerando essa possibilidade analítica, fica evidente que os painéis para o mercado alemão deverão ser produzidos com um nível de emissão igual à metade do atual limite E1.
Os seguintes métodos de teste são válidos até 31 de dezembro de 2019:
Bundesgesundheitsblatt 34, 10 (1991), páginas 488-499 como um método de teste para materiais à base de madeira e produtos fabricados a partir de materiais à base de madeira
DIN EN 717-1 Painéis à base de madeira - Determinação da liberação de formaldeído - Parte 1: Emissão de formaldeído pelo método da câmara
EN ISO 12460-3 Painéis à base de madeira - Determinação da liberação de formaldeído - Parte 3: Método de análise de gás
EN ISO 12460-5 Painéis à base de madeira - Determinação da liberação de formaldeído - Parte 5: Método de extração (denominado método perfurador)
Comments